RESENHA: O Chamado do Cuco

"O que lamentamos é a imagem física que flutua por uma multiplicidade de tabloides e revistas de celebridades; uma imagem que nos vende roupas, bolsas e uma ideia de fama que, em sua morte, provou-se vazia e transitória como uma bolha de sabão. O que realmente nos faz falta, se formos honestos o suficiente para admitir, são as travessuras divertidas dessa garota de boa vida e fina como papel, de cuja existência de quadrinhos marcada por abuso de drogas, vida tumultuada, roupas elegantes e namorado perigoso e errante não podemos mais desfrutar."

Caso alguém você tenha ficado, seilá, preso numa caverna no último ano, vou contar o que aconteceu. J.K. Rowling, sim, a autora de Harry Potter, lançou O Chamado do Cuco, assinando como Robert Galbraith. Segundo Rowling, ela queria experimentar a sensação, e a dificuldade de um escritor totalmente desconhecido lançar seu livro. Antes dela ter feito essa revelação, o livro tinha vendido apenas 1500 cópias, e estava na posição 4709°, após J.K. ter assumido ser a autora de O Chamado do Cuco, o livrou pulou para primeiro lugar na Amazon, e entrou para a lista dos Best-Sellers em questão de dias.

Em uma típica noite de inverno em Londres, uma jovem modelo muito famosa, rica, bonita, e influente, comete suicídio se jogando da sacada de seu próprio apartamento. Lula Landy, mais conhecida como Cuco entre seus amigos, era uma garota abastarda, que foi adotada quando criança. Com um pai, uma mãe, e um irmão, ela tinha de tudo para ser feliz. Em sua adolescência, Lula foi uma filha muito problemática, se envolveu com drogas, fugiu de casa, foi diagnosticada com distúrbio bipolar de personalidade, e ainda por cima, tinha um namorado mais problemático que ela, isso tudo consequência de uma fama repentina para uma pessoa completamente despreparada para tal assédio.
Após três meses, John Bristow, não conformado com a morte  precoce de sua irmã, contrata Cormoran Strike, um detetive particular com problemas financeiros, falido, e com uma vida amorosa destruída para entender qual o real motivo da morte de Lula Landry.
Inicialmente, Cormoran Strike recusa o caso, mas devido suas circunstancias financeiras, ele não pode se dar ao luxo de recusar uma proposta tão valiosa dessa, então ele aceita o caso, e com a ajuda de sua ajudante Robin Ellacott eles vão fazer de tudo para desvendar este mistério.

Vale ressaltar, que este livro, mesmo sendo escrito por J.K. Rowling, assim como Morte Súbita, não tem absolutamente nada a ver com Harry Potter infelizmente.
Eu particularmente não me interesso muito por livros que tem toda essa temática de assassinato, investigação, detetive, isso não me chama muito atenção. Confesso que apenas li esse livro por que que foi escrito por Rowling, mas sinceramente, eu amei esse gênero policial, sou meio suspeito ao falar isso, por que como muitos dizem, eu leria até a lista de super mercado de J.K. haha.
O Chamado do Cuco, como vocês já sabem, é uma romance policial, que tem uma escrita mais adulta, e que no decorrer da narrativa nos faz refletir como a industria do entretenimento, seja ela a música, o cinema, ou no caso da história do livro a moda, pode acabar com a vida de uma pessoa, e tendo a colaboração e ajuda pra que isso aconteça, na maioria das vezes a mídia em geral, que essa sim, por sua vez, é sempre tão cruel, e venenosa.
Esse livro me fez pensar muito na sociedade em que vivemos, onde o consumismo, e o capitalismo está tão exagerado, que hoje em dia a mídia passa por cima até dos mortos para continuar arrecadando dinheiro com o nome de uma pessoa que já se foi. Isso é retratado no livro como uma história fictícia, mas na realidade temos muitos exemplos que se encaixam perfeitamente nesta questão.
Como não estou muito acostumado com livros deste gênero, fui muitas vezes confundido pela autora, e enganado com pistas falsas que ela vai soltando no decorrer da história. E isso foi algo que me chamou muita atenção, despertando em mim a vontade de ler mais romances policiais.
Cada personagem é muito bem elaborado, muito bem desenvolvido. Até mesmo os secundários, como no caso da ajudante, a Robin, que acaba ao meu ver, tendo destaque de protagonista.
Enfim, O Chamado do Cuco é um livro que eu super recomendo, pois não é apenas uma história que quando você fechar o livro em alguns dias você já vai esquecer, ele te faz raciocinar, e pensar sobre assuntos que estão no nosso cotidiano. 
E antes que eu me esqueça, tenho que mencionar o ótimo trabalho da Editora Rocco que fez uma edição muito caprichada para o livro, com duas versões, uma normal, em brochura, e a outra em capa dura, que está muito bonita por sinal !


Nenhum comentário:

Postar um comentário