RESENHA: Um Porto Seguro - livro/filme


''Não tenho certeza de que a vida de qualquer pessoa no mundo aconteça exatamente do jeito que se imagina . O que podemos fazer é tentar sempre agir para que tudo aconteça da melhor maneira possível.Mesmo quando tudo parece impossível.''

Devido a tantos traumas que a vida trouxe, Katie resolve deixar sua vida para traz, abandonar sua família, e fugir para um pequena cidade, com o intuito de esquecer seu passado, e recomeçar sua vida do zero.
Chegando nesta cidade, onde será seu novo lar, Katie evita todas as formas de criar laços com outra pessoa, com medo de acabar sofrendo novamente. Mas o destino se encarrega de mudar isso completamente, e coloca em sua vida Alex, um rapaz jovem, viúvo, e que cria seus dois filhos sozinho.
Como todo livro do Nicholas Sparks, era óbvio o que iria acontecer.
Os dois se apaixonam, e Katie fica com receio de se entregar novamente a uma paixão tão intensa. O passado fica a todo momento em sua mente, relembrando os momentos horríveis em que ela sofreu na mão do ex marido. Até que um dia, esse passado volta a assombra-la, e coloca todo seu conto de fadas de cabeça para baixo.

Vindo de Nicholas Sparks, já é de se esperar um livro de romance, onde o casal se conhece, enfrentam as dificuldades, ficam juntos, dá algo de errado, mas no fim da tudo certo. Se pararmos pra pensar todos os livros dele tem essa mesma fórmula, e não estou reclamando, só estou fazendo uma observação, até por que eu sou um grande fã dele, e acho seus livros fantásticos, apesar das críticas.
Em Um Porto Seguro, a fórmula continua a mesma, só que no meio dela, ele coloca o romance, com uma pitada de suspense,  que no meu ponto de vista, faz toda a diferença na obra.
A forma como o romance do casal principal é escrito pelo autor, é gradativo, não é aquela coisa de amor a primeira vista, pelo contrário, Katie logo no começo não quer se relacionar com ninguém, muito menos com um cara que tenha dois filhos.
O desenrolar do enredo é ótimo, explicando todas as dúvidas abertas, solucionando todo o mistério, e ainda assim, nas últimas páginas, revelando segredos que nunca imaginávamos.
O melhor ainda na história, é que não é apenas uma história de amor. Neste livro Nicholas Sparks aborda um assunto em específico, que nunca foi tratado em seus livros, a violência doméstica. A forma como como ele retrata este tipo de abuso é repulsivo, e nos faz pensar que muitas mulheres, em pleno século vinte um, ainda são tratadas como lixo na própria casa, e o pior ainda são aquelas que sofrem caladas. Eu simplesmente fico indignado ao pensar que essas coisas podem estar acontecendo em qualquer lugar do mundo, enquanto eu estou deitado tranquilo na minha cama.


Quanto ao filme, apesar das mudanças, eu só tenho elogios. O elenco escalado foi muito bem escolhido, o set de filmagem, até mesmo os lugares descritos no livro, estão muito fiéis no filme. A adaptação está muito boa no meu ponto de vista.
Os cortes feitos ao meu ver foram os necessários, nada de exageros, sem estragar a história, nem mudar o contexto, como muitos filmes fazem ao adaptarem um livro.
Ao todo, Um Porto Seguro é ótimo livro, com um filme que faz jus a sua história. Eu super recomendo.


Um comentário:

  1. Se tem uma coisa que eu amo é livro e se tem outra coisa que eu amo é o Nicholas Sparks porque ele sabe como fazer um romance, é um dos melhores livros que eu já li de autoria dele, um dos que mais me prendeu e que eu li mais rapidamente. Uma verdadeira paixão pelas historias dele. Adorei seu blog, já está nos meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir